top of page

Zoneamento da Cultura de Soja e Seguro Rural na região dos Campos Gerais no Paraná

Começa nesta terça, oficialmente, o plantio de soja na região dos Campos Gerais. Conforme o Zoneamento da Cultura de Soja, a época de semeadura do grão pode ser realizada entre os dias 11 de outubro a 31 de dezembro em alguns municípios do Paraná, que inclui diversos dos Campos Gerais, como Ipiranga, Ventania, Arapoti. Nos municípios mais ao sul da regional, no entanto, como Ponta Grossa, Castro e Carambeí, os produtores poderão plantar apenas a partir do dia 21, sem assumir riscos.

Valdenir Rezende/Correio do Estado


Luiz Alberto Vantroba, economista do núcleo regional do Departamento de Economia Rural, vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, explica que esse zoneamento é realizado por instituições de pesquisa, como Iapar e Embrapa, para minimizarem as perdas, sendo a época mais propícia para o melhor desenvolvimento do cultivo. Além disso, serve como subsídio ao seguro rural. “As próprias instituições financeiras concedem o credito com essa condição, de que respeitem esse zoneamento, porque, senão, pode ficar fora do seguro para aqueles que financiaram”, explica.


Cooperativas também recomendam, aos associados, a seguir essa normativa. Cabe destacar, no entanto, que esta é apenas uma recomendação – a única exigência é o plantio após o dia 15 de setembro, período do fim do vazio sanitário. Levantamento do núcleo regional aponta que cerca de 3% da área total da soja (16 mil hectares) já foi plantada. São os agricultores que, em sua maioria, buscam fazer uma segunda safra, cujas áreas ficam mais ao norte da regional.


“Sempre tem alguns que plantam com recursos próprios, que antecipam. Não quer dizer que está errado, mas está antecipando pela própria experiência dele, ou porque estão tentando antecipar um pouco, para fazer uma segunda safra num período mais ideal”, diz. Quem inicia o plantio da soja no período recomendado na região não consegue fazer uma segunda safra, já que o plantio do feijão, por exemplo, é recomendado pelo zoneamento até o final do janeiro – algo inviável, já que a soja tem um ciclo de aproximadamente 120 dias.


Neste prazo do plantio de soja, que vai até 31 de dezembro, cada produtor tem uma tática diferente. “Tem produtor que gosta de plantar em outubro, mas grande parte prefere plantar em novembro, já que a soja se desenvolve mais rápido e tem melhores resultados. Porém, quem tem grandes áreas, a recomendação é escalonar o plantio, para tentar diminuir os riscos. Se ocorrer muita chuva ou granizo, pode prejudicar uma área e outra ficar livre de perdas”, completa.




bottom of page