top of page

Seguro Rural garante indenizações das perdas nas lavouras de soja e milho safrinha no Mato Grosso

As perdas nas lavouras de soja e milho safrinha, principalmente nas regiões norte e nordeste do estado, causadas pela seca prolongada que castigou lavouras estão sendo reparadas aos produtores que contrataram o seguro agrícola.



Segundo uma das seguradoras que atuam na região, mais de 700 produtores foram prejudicados, em 48 cidades. Somente no município de Água Boa, situado no nordeste mato-grossense, concentra mais de 10% do percentual das perdas registradas no estado.


A área indenizada foi de 210 mil hectares. O Mato Grosso é líder na produção de grãos do país.


“A seca afetou todas as etapas de desenvolvimento da planta, desde a fase inicial até o enchimento dos grãos, comprometendo todo o processo de produção. Mais de 94% dos produtores rurais que tiveram perdas em suas plantações foram impactados pela estiagem, muito severa este ano”, explica Wady Cury.


Aproximadamente R$ 170 milhões foram pagos em indenizações aos produtores em decorrência da forte estiagem. Além de Água Boa, os municípios de Canarana e Nova Xavantina, situados na região nordeste, foram os mais afetados. Na região norte, os municípios de Gaúcha do Norte, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã foram os que mais registraram perdas. O valor indenizado é o maior já pago pela seguradora em 5 anos de operação.


“Nunca tínhamos registrado perdas significativas no estado do Mato Grosso em comparação aos demais estados da federação. Isso mostra que o risco climático faz parte da atividade rural e nenhum estado e cultura estão isentos de perdas significativas”, recorda Cury.



bottom of page