top of page

SUSEP encerra operações da Nobre Seguradora e afeta produtores rurais

A Nobre Seguros atuava com seguro rural e era apta a requisitar a subvenção ao prêmio do seguro rural nos programas federal e estadual do Paraná. Ainda não se sabe o volume de produtores que tinham contrato com a seguradora, mas há uma estimativa de 2 mil apólices no Brasil, sendo em torno de 400 a 600 apólices no Paraná.


O Conselho Diretor da Superintendência de Seguros Privados – SUSEP decidiu liquidar a Nobre Seguradora do Brasil S.A. A empresa vinha apresentando prejuízos recorrentes em suas operações e não adotou nenhuma solução factível para o saneamento definitivo dos problemas. Essa situação perdurou, inclusive, durante o Regime de Direção Fiscal decretado pela SUSEP em 31 de março deste ano.


A FAEP encaminhou para a SUSEP, ao liquidante designado pela SUSEP, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e à SEAB-PR um ofício em 20 de outubro solicitando esclarecimentos sobre as apólices de produtores rurais. Entre os esclarecimentos solicitados vale destacar a incerteza quanto ao que acontecerá com os prêmios pagos pelos produtores para a seguradora, quando e como os valores serão retornados aos produtores e o que ocorrerá com as subvenções do governo federal e estadual que foram repassados para a seguradora nas operações que estavam vigentes até 3 de outubro, data da liquidação da Nobre Seguros.


Além disso, a FAEP questiona o MAPA e a SEAB-PR se será possível o produtor contratar novo seguro em outra companhia seguradora utilizando a subvenção que havia sido paga para a Nobre Seguros.


A FAEP recomenda que os produtores que contrataram seguros com a NOBRE SEGUROS não efetuem mais nenhum pagamento de prêmio para essa seguradora, pois a decretação da liquidação extrajudicial provocou o cancelamento de todas as apólices, a partir de 04/10/2016. Recomenda-se que o produtor leia também o material de Dúvidas Mais Frequentes disponibilizado pelo liquidante da seguradora (veja abaixo).


Em caso de outras dúvidas entre em contato com a Nobre Seguradora do Brasil S.A. - em Liquidação Extrajudicial, por meio dos seguintes canais: Email: liquidacao@nobre.com.br e Telefone: (11) 5069-1177.


Na FAEP, o contato pode ser feito com o Coordenador do DTE, Pedro Loyola no email pedro.loyola@faep.com.br ou no 41-2169-7932

bottom of page