top of page

Empresa é a pioneira em Seguro Rural paramétrico de índices climáticos no Brasil

Swiss Re Corporate Solutions participa de evento para setor agrícola apresentando o seguro paramétrico de índices climáticos


A Swiss Re Corporate Solutions participou do evento Sustainable Intensification Brazil 2016, realizado nesta semana no Rio de Janeiro, voltado para o setor agrícola. José Cullen, diretor de seguros rurais, representou a empresa no painel “Oportunidades e Inibidores em Finanças Agrícola”, que discutiu restrições de acesso ao crédito e a seguros, bem como desafios ao investimento e ao acesso a recursos financeiros para pequenos agricultores.


O executivo enfatizou que a visão dos produtores em relação ao seguro está mudando. “Particularmente na região sul, quando nós começamos, o produtor reclamava quando tinha que contratar o seguro, pois era um custo que ele não queria arcar. Hoje os mesmos produtores não adquirem um financiamento sem que exista um seguro por trás”, afirmou Cullen, lembrando que após os eventos climáticos das safras 2008/2009 e 2011/2012, os produtores viram que o seguro funcionava e o incorporaram ao custo de produção.


José Cullen ressaltou a expertise da Swiss Re Corporate Solutions no mercado global de seguros e enfatizou o enorme potencial de crescimento no país. “Estamos trazendo produtos inovadores e que se encaixam no ambiente de negócios brasileiro. Neste ano, lançamos o seguro paramétrico de índices climáticos que, acredito, ser bastante promissor”, afirma.


Este é o primeiro produto do tipo paramétrico oferecido no Brasil. Ele é voltado para setores da economia que têm receitas e custos de operação diretamente impactados por variações inesperadas no clima, como é o caso das empresas de geração de energia elétrica com fonte renovável e dos grandes players do agronegócio que são afetados pelo regime de chuva, vento, sol e temperatura, por exemplo. “A análise da cobertura é feita em conjunto e o produto é pensando com o cliente para atendê-lo conforme sua necessidade. É uma nova forma de ajudar empresas a minimizarem eventuais perdas em seus resultados financeiros”, explica José Cullen.


bottom of page