Empresa desenvolve aplicativo para subscrição de riscos no seguro rural

December 15, 2016

A Swiss Re Corporate Solutions desenvolveu um aplicativo para inspeções de campo que traz agilidade e precisão nas informações trocadas entre os peritos e a seguradora na subscrição de riscos.

 

 

O Agro Inspeções é o primeiro aplicativo do Brasil para a subscrição de riscos voltado ao seguro agrícola. O objetivo é apoiar as vistorias de campo, eliminando o uso de papel, padronizando o envio de imagens e utilizando satélite para a definição da área segurada. A expectativa é de que a tecnologia ajude a diminuir o tempo de contratação do seguro e traga mais precisão para as informações checadas in loco.

 

Segundo José Cullen, diretor de seguros rurais da Swiss Re Corporate Solutions, com o aplicativo, os dados coletados em campo são disponibilizados para o serviço de retaguarda de forma mais estruturada e de acordo com um modelo de formulário digital específico para cada cultura agrícola. “O sistema consegue eliminar ambiguidades e dados incorretos já no momento do preenchimento, no campo. Dentre os benefícios da digitalização estão a qualidade dos dados, a segurança, a consistência, a padronização e a rapidez. Economizamos horas, e em alguns casos até dias de trabalho nos processos de subscrição e monitoramento”, afirma o executivo.

 

No mercado em geral, as inspeções de campo são realizadas com formulários de papel, sujeitos a diversas fragilidades como rasuras, extravio e preenchimento com resultados ambíguos, inválidos ou com letras ilegíveis. Outro problema é a entrega desse material, uma vez que a cada vistoria, os documentos precisam ser enviados por correio ou digitalizados em computador.

 

Com a nova ferramenta, todas essas dificuldades são superadas. Os croquis das áreas seguradas, antes feitos à mão, agora são construídos com imagens via satélite. A aplicação também possui um banco de dados de cada cliente, o que agiliza ainda mais as inspeções, uma vez que não é preciso recuperar o histórico em arquivos físicos.

 

O aplicativo funciona online ou off-line e o preenchimento dos formulários, fotos e imagens de satélite são obtidos diretamente no dispositivo, podendo ser encaminhados por meio de uma conexão Wi-Fi. “O aplicativo centraliza, em uma única plataforma, todas as ferramentas necessárias anteriormente para uma vistoria: câmeras digitais, papeis, scanners e laptops. Assim, os técnicos saem da lavoura com todo o material preenchido e pronto para envio, sem a necessidade de reter informações para preenchimento posterior ou retrabalhos por rasuras e não conformidades”, diz Cullen.

 

A Swiss Re Corporate Solutions projeta, até o fim do primeiro semestre de 2017, que 95% das inspeções sejam realizadas com o aplicativo, reduzindo o tempo do ciclo de cada transação comparado com o modelo atual, queda significativa no custo operacional, padronização dos dados e agilidade dos processos.

 

 

Para mais informações acesse: http://jrscomunicacao.com/2016/12/13/swiss-re-corporate-solutions-desenvolve-solucao-inedita-no-setor-de-seguros/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.