top of page

Seguradoras se unem para oferecer seguro rural na África

A distância entre Davos na Suíça para uma fazenda de milho no Zimbábue não é medida apenas em quilômetros. Elas estão séculos afastadas em termos do desenvolvimento econômico. Estreitar essa distância é o objetivo dos Microsseguros criado pela Blue Marble, um plano para oferecer seguro paramétrico aos agricultores na África.


Revelada em 2015 no Fórum Econômico Mundial, a iniciativa de vender apólices de baixo custo para agricultores com o intuito de reembolsá-los, caso ocorra fenômenos climáticos adversos, foi iniciada em Novembro com um projeto piloto envolvendo 335 produtores de milho no Zimbábue.


A Blue Marble é um consórcio de oito empresas que reúne gigantes da indústria seguradora como American International Group - AIG, XL Group e Zurich Insurance Group. As seguradoras esperam que o projeto os ajude a aprender fazer o bem, criando novos clientes para seus produtos. "Estamos tentando alavancar nossos conhecimentos em um mercado muito diferente.” diz Joan Lamm-Tennant, diretor executivo da Blue Marble: “Não é um projeto que teremos lucro no primeiro ano."


Nos países em desenvolvimento, as apólices geralmente baseiam-se no que denominamos seguro paramétrico, nos quais os pagamentos são baseados em níveis pré-determinados de chuvas ou outros índices. Isso mantém os custos baixos e torna as apólices mais simples de entender.


O objetivo imediato não é ganhar dinheiro, mas descobrir o que funciona antes de escalar o produto. "Você tem que ser capaz de mudar e redesenhar até acertar", diz Lamm-Tennant, CEO da Blue Marble. É por isso que eles estão começando com um projeto piloto, distribuindo as apólices através de uma organização, em vez de vendê-los individualmente.

bottom of page