Setor privado pode dividir conta do seguro rural

February 3, 2017

O setor privado concordou em dividir a conta do seguro rural com o governo e os produtores rurais. O grupo de trabalho que trata do assunto no Ministério da Agricultura se reuniu nesta quarta-feira, dia 1, e avançou na proposta.

Apesar do acordo, ainda não ficou definido o percentual que cada elo da cadeia produtiva vai investir. " O que ficou definido, na verdade, foi a intenção de todos os envolvidos em participar do processo", disse o diretor do Departamento de Gestão de Risco Rural do Ministério da Agricultura, Vitor Ozaki.

 

Por algum tempo, cogitava-se apenas a participação da indústria de defensivos no acordo, mas essa visão foi ampliada e a proposta se estende também para cooperativas, cerealistas e até revendas de insumos, o que vai ajudar a dividir a conta.

 

"Houve um avanço significativo no sentido de a indústria de insumos  entender que é um projeto interssante. Eles estão dispostos a conversar e até nos ajudar a escrever essa proposta", disse Geraldo Mafra, relações institucionais da Associação dos distribuidores de insumos agropecuários (Andav).

 

Uma nova reunião vai acontecer em, no máximo, três semanas. A ideia é reduzir o custo final ao produtor rural, já que , atualmente, os agricultores desenbolsam cerca de 70% do valor total do seguro.

 

"Não queremos criai algo muito rígido e sim trazer o fornecedor para esse sistema, dentro de um processo aberto", disse Pedro Arantes , assessor econômico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG).

 

Para mais informações acesse: http://www.canalrural.com.br/noticias/noticias/setor-privado-pode-dividir-conta-seguro-rural-65876

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.