top of page

[Artigo] Seguro rural é coisa fundamental

Seguro Rural, coisa fundamental.


Nos Estados Unidos 90% da área agrícola está sob seguro climático, de preços, e mesmo quando ocorre uma catástrofe econômica como a ocorrida em 2012. A sociedade produtora americana fica protegida e resiste muito bem aos solavancos dos fatores incontroláveis.


No Brasil, apenas 10% da área tem seguro, e pensando nisso criaram o portal www.portalsegurorural.com.br.


Idealizado por um aluno da ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP de Piracicaba, o Portal ajuda com informações à todos que desejem saber mais do assunto… O Brasil não possui uma base de dados, apenas dados macro regionais, e isso significa a impossibilidade de fixar um risco e um custo adequado a diferentes produtores dentro de uma macro região. Logo, o custo do seguro encarece e os produtores não fazem…


Nos Estados Unidos a informação existe cidade a cidade, e aqui, o histórico do produtor pode ser utilizado na negociação do seguro.


Precisamos desenvolver em altíssima velocidade o seguro rural no Brasil, a atividade não pode ficar como pedinte e atrás de doações, quando ocorrem catástrofes climáticas, por exemplo. E isso onera toda a sociedade do Brasil, colocam o produtor na mão de pedinte governamental, e ainda por cima rouba o foco.


Produtores angustiados com dividas rurais não tem cabeça e nem condições de foco no reinvestimentos científico e tecnológico, e ao ocorrer isso a cada safra, ele fica menos possibilitado de superar e de ir ao futuro.


Sem seguro rural, sorte e azar viram parte do jogo natural.


bottom of page