top of page

Neri Geller participa de fórum nos EUA e discute seguro rural

O Secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, participou do Agricultural Outlook Forum, nos Estados Unidos, onde foram discutidas as perspectivas para a safra 2017/2018, cujo plantio começa em abril no país norte-americano. As estimativas mostram que a área de plantio de milho deve ter redução de 4% e, a de soja, aumento de 5%. Há estabilidade na oferta de grãos e os estoques mundiais estão muito grandes. “Vimos que há excesso de milho e de trigo no mundo”, observou o secretário.


Geller esteve com o subsecretário de Política Agrícola do USDA, o Departamento de Agricultura norte-americano, Jason Hafemeister, com quem tratou de seguro agrícola, etanol e comércio de trigo. “O seguro nos EUA é bastante amplo e vale também para o setor animal. Mais de 90% dos produtores têm cobertura do seguro”, disse Geller. Os Estados Unidos gastam cerca de R$ 20 bilhões por ano com o seguro rural. “ O produtor norte-americano sabe que cada vez mais ele precisa estar amparado com o seguro”, afirmou.


Safra norte-americana


Os produtores norte-americanos têm de 55% a 80% de subsídio no seguro, dependendo do porte de cada um, das culturas e da área cultivada. No caso do etanol não há perspectiva de expansão expressiva nos próximos anos. Já no caso do trigo, há interesse dos Estados Unidos na criação de uma cota para o mercado brasileiro. Mas essa possibilidade foi descartada, de acordo com Geller, porque os preços do trigo estão muito baixos e há preocupação com o produtor local.


Geller reuniu-se ainda o embaixador do Brasil no país, Sérgio Amaral, e o Labex, o Laboratório Virtual da Embrapa, onde foi discutido o futuro da pesquisa agrícola e a cooperação com o USDA. Geller foi recebido pelo coordenador do Labex, Geraldo Martha Júnior, acompanhado do adido agrícola do Brasil nos EUA, Luiz Cláudio Caruzo.



bottom of page