MAPA se reúne com seguradoras nesta quarta-feira para debater o corte no seguro rural

May 29, 2017

As seguradoras têm reunião agendada com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a próxima quarta-feira, dia 31, à tarde. O tema do encontro é a forma como o seguro rural poderá ser afetado pelo contingenciamento de gastos da pasta. A maior preocupação das empresas que vendem seguro rural é a contratação de cerca de R$ 98 milhões das apólices já feitas pelo MAPA.  É que, como adiantou o Canal Rural na última sexta-feira, dia 26, o contingenciamento das despeas do ministério pode diminuir em até 90% o valor destinado ao seguro agrícola, ficando em torno de R$ 44 milhões.

 

 

Nesta segunda, dia 29, as seguradoras se reuniram no Rio de Janeiro para discutir o tema. Um dos presentes, Fábio Pinho, da Essor Seguros, disse que o encontro informal colocou o problema em pauta e abriu para que as empreas possam pensar, até quarta-feira, o que devem fazer. "Não está descartada a hipótese de acabar com a venda de seguro de subsídio", afirmou Lima. Segundo ele, cada seguradora levará o pleito ao governo para se chegar a uma solução.

 

Já dentro do Ministério da Agricultura, fontes ligadas ao Canal Rural disseram que o corte para a Secretaria de Política Agrícola (SPA), sobretudo no seguro agrícola, tem preocupado as autoridades que, inclusive, já teriam levado o problema para o ministro Blairo Maggi na última quinta-feira, dia 25. Uma das soluções seria levar o problema ao Ministério do Planejamento.

 

O corte orçamentário na secretaria teria, entre outras coisas, sido motivada pela necessidade de desprender mais recursos para a Secretaria de Defesa Agropecuária, a qual enfrentou a crise relacionada à operação da Carne Fraca.

 

 

Para mais informações acesse: http://www.canalrural.com.br/noticias/agricultura/seguro-agricola-ministerio-agricultura-reune-com-seguradoras-nesta-quarta-feira-67539

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.