Saiba a diferença entre geada, granizo, neve e chuva congelada

July 18, 2017

Segundo a previsão do tempo do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), parte do Estado amanheceria com a formação de geada. Para os próximos dias há possibilidade de novas geadas, inclusive geadas negras. Até o começo da semana, havia a possibilidade (ainda que remota) de neve na região Sul do Paraná.

Mas, como reconhecer uma geada de uma geada negra? E a neve de chuva congelada? Os fenômenos se assemelham e, muitas vezes, fazem confundir a população, além de causar prejuízos. 


O que mais faz confundir é a neve de chuva congelada. A neve é a precipitação atmosférica de cristais de gelo formados pelo congelamento de vapor d’água. Já a chuva congelada é formada quando as gotas de chuva se solidifica antes de atingir o solo.

 

Diferenças

 

Geada: Fenômeno associado ao forte resfriamento do ar e do solo, caracteriza-se pela sublimação do vapor da água em áreas próximas à superfície imediata de contato, com a formação e acúmulo de gelo sobre a superfície, plantas e objetos expostos. A geada branca, mais comum, congela somente a área superficial, enquanto a geada negra é mais forte e pode resultar na morte de plantas.

 

Geada negra: Resultado da combinação de umidade com frio, que leva ao congelamento do orvalho acompanhado por ventos um pouco mais fortes, que dão aspecto de queimado à vegetação.

 

Neve: Diferentemente da geada, a neve é a precipitação atmosférica de cristais de gelo formados pelo congelamento do vapor d’água na atmosfera. Eles se juntam e formam flocos e caem da nuvem em direção ao solo, como a chuva.

 

Chuva congelada: É como uma chuva normal, líquida, que atravessa uma camada de ar na atmosfera mais resfriada, próxima de 0ºC. Com isso, fica muito perto do ponto de solidificação e, por isso, ela congela ao tocar o solo, diferenciando-se aí da neve, cujas gotas congelam ainda na nuvem. A temperatura no chão, porém, deve estar negativa para que o fenômeno ocorra. Em comparação com a neve, é mais pesada e não flutua.

 

Granizo: É um tipo de precipitação atmosférica responsável pela queda de gelo em pedaços e apresenta formas irregulares e tamanhos geralmente superiores a 5 mm. Normalmente se formam em conjunto com a chuva, enquanto sua formação acontece a partir da nuvem cumulonimbus, muito “esticada” no sentido horizontal, com uma altura que possui, aproximadamente, 1600 metros da sua base até o seu ponto mais alto.

 

 

Para mais informações acesse: https://www.bemparana.com.br/noticia/515047/saiba-a-diferenca-entre-geada-granizo-neve-e-chuva-congelada

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.