top of page

Mapa publica novo zoneamento para a safra de soja 2017/18

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (21), a portaria nº 16, que define o Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a Cultura da Soja (Zarc) referente à safra 2017/18.

Entre as novidades, está a segmentação dos riscos climáticos em níveis de 20, 30 e 40%, conforme sistemática adotada anteriormente para o milho segunda safra e trigo. A data de plantio também foi antecipada em municípios do Paraná para 11 de setembro. “Essa medida contempla pleito de várias cooperativas paranaenses e proporcionará mais tranquilidade ao planejamento do plantio das lavouras ”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ao "Informativo da Ocepar".


Os estudos de zoneamento foram objeto do debate técnico entre cooperativas, agricultores, Mapa e Embrapa, em reuniões realizadas em Curitiba e em Londrina. “Nossas cooperativas tiveram uma importante participação neste trabalho, subsidiando as decisões do Mapa e da Embrapa com o conhecimento específico sobre as regiões”, disse o analista técnico da Ocepar, Gilson Martins.



bottom of page