MAPA cancela seguro rural coletivo

August 8, 2017

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) anunciou que a negociação coletiva do seguro rural deixará o programa de subvenção desta safra.

 

  

Segundo o Ministério, o projeto piloto de negociação coletiva do seguro rural não terá continuidade, tendo em vista que os resultados esperados não foram alcançados.

 

 

Sobre o projeto

 

Visando aprimorar o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), o Governo federal criou em 2015 o modelo de negociação coletiva, como projeto experimental, para fins de contratação de seguro rural para a cultura da soja, no âmbito do PSR, para todo o Território Nacional. A iniciativa tinha como objetivo aumentar o poder de escolha dos produtores rurais no momento da contratação de uma apólice de seguro rural, garantindo assim melhores condições contratuais.

 

O modelo de negociação coletiva que foi iniciado em 2015 e reproduzido em 2016 não substituiu o modelo tradiconal de acesso à subvenção econômica do PSR. Portanto, o produtor rural, individualmente, poderia segurar sua produção nas modalidades e na forma usual de acesso ao PSR.

 

Esse projeto foi uma tentativa do MAPA de criar um banco de dados, beneficiar produtores que estão organizados em associações ou cooperativas, estimular melhores condições contratuais e garantir o acesso à subvenção para as carteiras de produtores.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.