Bahia terá novo período de vazio sanitário da soja

August 14, 2017

A partir da safra 2017/18, o Estado passa a ter 100 dias de vazio sanitário no período entre 01 de julho a 08 de outubro.

 

Com o objetivo de fortalecer o sistema de produção agrícola da soja na Bahia, o setor produtivo, juntamente com representantes do governo do Estado, se reuniu nesta terça-feira (01), em Luís Eduardo Magalhães, para definir ações de prevenção e controle da Ferrugem Asiática. As medidas foram apresentadas para os produtores rurais presentes e aprovadas pelo Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (CTR), o qual a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) faz parte.

 

Além do novo período de vazio sanitário, que passa a ser 01 de julho a 08 de outubro (100 dias) – hoje acontece entre 15 de agosto a 15 de outubro, somando 60 dias – também foram aprovadas a data final de plantio da cultura para 15 de janeiro e a data de finalização da colheita para 30 de maio. A portaria com as novas datas deve ser publicada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) até o dia 16 de agosto de 2017, quando finaliza a portaria vigente.

 

O Comitê Estadual de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (CTR) é formado, além da Aiba, pela Adab, Secretaria de Agricultura da Bahia (Seagri), Superintendência Federal da Agricultura (SFA/Mapa), Fundação Bahia, Universidade Estadual da Bahia (Uneb/Barreiras), Associação Comercial de Insumos Agrícolas (Aciagri), Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb/Sindicato dos Produtores Rurais), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (Agrolem), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Barreiras (AEAB), Associação dos Produtores de Semente de Soja do Matopiba (Aprosem) e Associação dos Produtores de Soja e Milho da Bahia (Aprosoja/BA).

 

 

Para mais informações acesse: https://www.agrolink.com.br/noticias/bahia-tera-novo-periodo-de-vazio-sanitario-da-soja_396600.html

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.