Como funciona a nova modalidade de seguro rural

August 22, 2017

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) liberou mais R$ 90 milhões para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) no segundo semestre deste ano. Do total, R$ 2 milhões serão destinados para um projeto piloto de seguro envolvendo a participação direta de empresas privadas, como revendas de insumos, por exemplo, para pagamento de parcela do prêmio.

 

Buscando novas alternativas para financiar a expansão do Programa, o Grupo de Trabalho do Seguro Rural que tem como objetivo universalizar o acesso ao seguro rural e com isso consolidá-lo como um instrumento de mitigação de riscos na atividade agropecuária brasileira, propôs o “Projeto Experimental de Suplementação Privada”.

 

O processo produtivo na agricultura pode envolver diversos agentes além do produtor rural, como a indústria de insumos, revendas, cooperativas e instituições financeiras, que em várias circunstâncias estão indiretamente interessados no resultado da produção agrícola de seus clientes ou cooperados, tendo em vista que ocorrem operações de compra e venda entre as partes.

 

O modelo proposto consiste na promoção de contratação do seguro pelo produtor rural, tendo como contrapartida a participação de um agente privado com interesse comum quanto ao objeto a ser segurado. O foco de ação seriam as culturas graníferas, com abrangência em todo o território nacional, com ênfase na contratação de seguro que cubra parte do faturamento esperado, conhecido popularmente como “seguro renda”.

 

Resultados esperados

 

Aumento da procura pelo seguro por parte dos produtores rurais, a redução efetiva de custo de aquisição das apólices e o maior envolvimento do setor privado interessado na mitigação de riscos no mercado de seguro rural nacional.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.