top of page

Chuva de granizo causa prejuízos a mais de 10 mil produtores de fumo no Sul do país

Pelo menos 10,5 mil produtores de fumo registraram prejuízos no mês de outubro deste ano em razão da queda de granizo no Sul do país. Outros 500 casos de perda devido à chuva foram registrados entre os meses de julho e setembro deste ano, conforme a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

No comparativo com o ano passado, o estrago foi de mais que o dobro. Em 2016, a associação registrou 5,8 mil produtores com prejuízos causados pela chuva, número bastante inferior ao deste ano.


A Região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, está entre as mais atingidas. Na propriedade de Julci Kauffmann foram 5 mil hectares de fumo destruídos e 80 mil pés de tabaco perdidos.


"Todo dia que eu tinha tempo, eu passava na lavoura e olhava. Eu dizia, que fumo que eu tenho esse ano, um fumo bonito, forte. Um fumo que eu ia tirar flor e ia ficar até 24 folhas. Nunca na minha vida eu tive um fumo tão bonito quanto eu tinha esse ano, mas Deus não quis. Então é esperar pra próxima", lamentou o produtor Kauffmann.


O prejuízo só não é tão grande para os produtores que tem seguro para as plantações. "Esse auxílio é pago na época da safra [início de cada ano], pois os agricultores vão vendendo sua safra e pagam o auxílio e consequentemente paga os prejudicados, como é o caso dessas lavouras", explica o tesoureiro da Afubra, Marcilio Laurindo Drescher.


Para mais informações acesse: https://g1.globo.com/rs

bottom of page