top of page

Falta de chuvas gera prejuízos de até 10% na produção de soja em Primavera do Leste (MT)

Produtores já acionam seguro na região. Até o momento, cerca de 10% da área cultivada foi colhida.

Na região de Primavera do Leste/MT, devido às interferências climáticas que não contribuíram para o desenvolvimento das lavouras de soja, na qual o prejuízo na colheita será de 8% a 10% menor, se comparada com a safra anterior.


O Presidente do Sindicato Rural do município, José Nardes, destaca que mesmo com as chuvas que foram registradas na última madruga trouxeram um alivio para as plantas, mas não tem como recuperar boa parte das lavouras. “A soja é cultura que quando é comprometida na formação de grãos, acaba derrubando as vagens e o prejuízo que deu não tem como recuperar,” pondera.


Na propriedade do produtor rural, Marcos Roberto Bravin, não tem como recuperar parte da lavoura, pois as perdas já estão consolidadas. “Mesmo que volte a chover, não tem como encher os grãos novamente. Além disso, tem outras áreas da região que tem perdas entre 40% e 60%, pois já perdeu todas as folhas e não tem mais grão dentro das vagens,” afirma o produtor.


Os produtores rurais já deram inicio a colheita das oleaginosas e até o momento 10% da área já foi colhida, no entanto as precipitações não vão comprometer os trabalhos de campos. Já em relação à sanidade, não tiveram incidências de doenças nas lavouras devido ao clima seco.


Contudo, os produtores rurais estão acionando o seguro agrícola nas áreas que já tem a partir de 20% de perdas.

Para mais informações acesse: https://www.noticiasagricolas.com.br

bottom of page