Ministro Blairo Maggi defende mudanças no Seguro Rural

February 2, 2018

Durante o Seminário Financiamento Para o Agronegócio – Desafios e Alternativas para Garantir o Crescimento do Setor, promovido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o ministro Blairo Maggi defendeu mudanças no Seguro Rural e aguarda resultado de grupo de trabalho criado no Ministério para apontar alternativas ao setor.

 

 

O ministro é a favor de um sistema em que toda a cadeia custeie o seguro do produtor. “Existe uma ideia dentro do governo de que os setores envolvidos possam também ajudar na compra da apólice. Quando isso acontecer, teremos um crédito muito mais barato porque teremos menos dependência do governo”, disse ele,

 

Ao defender que é preciso ampliar o alcance do seguro sem recursos do governo, o ministro sugeriu a ideia do seguro com custo compartilhado pelo setor e citou vendedores de sementes ou de fertilizantes como exemplos. “Eles poderiam ajudar a pagar a apólice naquele produto que está sendo fornecido”, disse, ao lembrar que quanto mais produtores forem segurados, mais barata será a apólice. Ele defendeu a garantia de uma renda para o produtor em caso de sinistros e lembrou que, no início desta semana, na cerimônia de lançamento do pré-custeio do Banco do Brasil, colocou o assunto em pauta.

 

Durante o seminário na CNA, a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi, também defendeu a criação de um novo modelo de Seguro Rural capaz de proteger a renda do produtor nos casos de perda da safra, para que não haja necessidade dele recorrer a refinanciamentos que, segundo ela, são morosos e não permitem retomar a produção nos mesmos patamares de antes das perdas.

 

Essas mudanças estão sendo estudadas por um grupo de trabalho formado por representantes do Governo e do setor privado.

 

Para a secretária do Tesouro, é preciso ampliar a cobertura do seguro rural. Os dados do governo apontam que a cobertura é muito pequena, mas os gastos são muito grandes.

 

 

Para mais informações acesse: http://www.agricultura.gov.br/

                                                   https://www.dinheirorural.com.br/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.