CNA participa de congresso internacional sobre seguro agropecuário

May 20, 2018

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou do 15º Congresso Internacional da Associação Latino-americana para o Desenvolvimento do Seguro Agropecuário (Alasa). O evento aconteceu em Lima (Peru) e teve como tema “O crescimento do seguro agropecuário: ferramentas na era tecnológica e a integração do setor financeiro como parceiro estratégico”.

 

 

O economista da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Pedro Loyola, e a assessora técnica da CNA, Fernanda Schwantes, representaram a entidade no encontro.

 

Loyola participou do painel intitulado “Desafios da articulação interinstitucional para associar o seguro agropecuário ao crédito bancário na América Latina”. Ele apresentou os programas de gestão de riscos utilizados no Brasil, destacando que o seguro rural se desenvolveu mais rapidamente nas regiões de maior risco climático.

 

Pedro Loyola também disse que a área coberta com seguro, incluindo o seguro privado e o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), não passa de 20% e que há muito que se aprimorar nos produtos de seguro, visando atender as especificidades das atividades e das regiões produtivas.

 

Entre as possíveis soluções interinstitucionais para o desenvolvimento do seguro agropecuário, o vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA apontou a integração dos instrumentos de política agrícola, a formação de banco de dados e a geração e difusão de conhecimento sobre os instrumentos de gestão de riscos.

 

“É necessário o convencimento político sobre a importância dos programas de gestão de riscos, difusão e geração de conhecimento sobre seguro rural, capacitação dos agentes financeiros e desenvolvimento de produtos de seguro adequados a diferentes realidades”, destacou Loyola.

 

Congresso - O evento reuniu representantes de seguradoras, resseguradoras, governos, associações de classe, pesquisadores e corretores de seguro, totalizando mais de 430 pessoas de 25 países.'

 

Na opinião da assessora técnica da CNA, Fernanda Schwantes, o Congresso permitiu conhecer experiências internacionais e os atores envolvidos no mercado de seguro. Ela acredita que o Brasil é um mercado potencial para esse tipo de serviço, em função das características de produção e do tamanho da agropecuária brasileira.

 

“Estamos estimulados a nos aprofundar no modelo de seguro mexicano, em que mais de 400 fundos criados e administrados pelos produtores rurais conseguem proteger toda a pecuária bovina do país, e no desenvolvimento de produtos de seguro para as atividades pecuárias no Brasil, em especial em relação à defesa sanitária”, afirmou.

 

 

 

Para mais informações acesse: http://www.cnabrasil.org.br/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.