Safra tem 9,1 mil lavouras de tabaco atingidas pelo granizo

November 7, 2018

Os temporais de granizo já causaram estragos em 9.149 lavouras de tabaco na safra atual, nos três estados do Sul do País. Pelo menos 3.820 delas são do Vale do Rio Pardo e foram danificadas durante a tempestade da última terça-feira. No mesmo período do ano passado, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já registravam prejuízos em 12.963 plantações.

 

 

Embora o número atual seja inferior ao da safra passada, o prejuízo deve ser maior. “Isso, devido ao estágio em que se encontrava o tabaco no dia do temporal. Já estava bem desenvolvido e havia muitas folhas nos pés”, explica o gerente técnico da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Paulo Vicente Ogliari.

 

De acordo com balanço realizado pela Afubra no fim da manhã de sábado, no Vale do Rio Pardo, o município com maior número de lavouras de tabaco afetadas terça-feira é Venâncio Aires. Por lá, houve pelo menos 650 plantações danificadas. Depois, aparece Candelária, com 443; Santa Cruz (420), Vale do Sol (368), Vera Cruz (362), Cerro Branco (193), Sinimbu (191), Herveiras (184), Paraíso do Sul  (162) e Agudo (90). Outros municípios tiveram danos em menor quantidade.

 

Fora os estragos nas lavouras, também foram registrados prejuízos em estufas de tabaco. Conforme Ogliari, no Vale do Rio Pardo foram 89 destelhamentos. A expectativa da Afubra é de que, se o tempo firmar, a avaliação de todos os danos seja concluída em uma semana. Por enquanto, não há estimativa do valor do prejuízo.

 

 

Para mais informações acesse: http://www.gaz.com.br/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.