CNA discute seguro e crédito rural com governo

February 6, 2019

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou de reuniões com representantes dos Ministérios da Agricultura e da Economia para debater questões relacionadas ao seguro e ao crédito rural na segunda (4), em Brasília.

 

A entidade esteve reunida com o diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Pedro Loyola. Durante o encontro, foram definidas as ações no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) para 2019.

 

Segundo a assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes, em 2018, foi emitido R$ 1,9 bilhão em prêmio de seguro agrícola e menos da metade desse valor recebeu subvenção.

 

A evolução do PSR desde a sua criação e os projetos em andamento para aprimoramento do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) também foram abordados na reunião.

 

Crédito rural - No Ministério da Economia, o principal tema do encontro foi a reestruturação do crédito rural. O vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Antônio da Luz, apresentou a proposta da entidade para o subsecretário de Política Agrícola e Meio Ambiente, Rogério Boueri.

 

Conforme Antônio da Luz, o modelo atual não consegue atender aos produtores rurais, pois os recursos diminuíram enquanto o custo de produção aumentou. O resultado foi o crescimento do endividamento e a “expulsão” dos produtores do crédito rural.

 

“A nossa proposta trabalha seguro rural, escassez de recursos do crédito rural e endividamento agrícola numa ferramenta única. O objetivo é oferecer um instrumento moderno e aumentar a eficiência da política agrícola”, afirmou o vice-presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA.

 

O superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, o consultor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Pedro Arantes, e as assessoras técnicas Carolina Nakamura e Gabriela Coser também participaram das reuniões.

 

 

Para mais informações acesse: https://www.cnabrasil.org.br/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.