Café com Seguro da ANSP abordou Agronegócio e Seguro

Dia 26 de novembro, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) realizou o Café com Seguro que colocou em pauta "Agronegócio e Seguro". O tema tem sido discutido no âmbito da Cátedra de Agronegócio, com ênfase para os desafios do seguro: garantir conquistas, assegurar resultados e viabilizar crédito aos produtores brasileiros. O evento aconteceu no auditório do Sindseg SP, em São Paulo.


A Contextualização do tema foi conduzida pelo Ac. Jorge Eduardo de Souza, Coordenador da Cátedra de Agronegócio da ANSP, que também foi responsável pela mediação do evento. "Hoje recebemos um público que veio mostrar suas demandas e riscos e, nós da Academia, através desses feedbacks, estudaremos soluções que atendam essas demandas", ressalta.


A primeira palestra abordou o tema a partir da visão do produtor e segurado - "O que é hoje o agronegócio e principais demandas por seguros" - e foi apresentada por Fernando Pimentel da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio. "Abordamos uma leitura mais ampla das necessidades que existem no mercado para podermos mitigar os riscos, atrair mais financiamentos bancários e do mercado de capitais e diminuir a necessidade de financiamentos comerciais que estão imperando atualmente", disse Fernando.


Em seguida, Daniel R. Amaral Nascimento, representando a FENSEG - Federação Nacional de Seguros Gerais, colocou em pauta a visão da seguradora: "Como as seguradoras estão vendo esse mercado e novos produtos". Para ele, o mercado ultimamente está em franca expansão. "Desde o início da subvenção, em 2006, até o ano passado, nós crescemos de quatro para doze seguradoras e os estados atendidos foram de doze para vinte e cinco. Então o mercado vem crescendo ao longo dos anos e nesse ano, especificamente, o mercado já fez em prêmios de seguros tudo o que foi feito no ano anterior, R$ 2 bilhões", explica Daniel.


O terceiro painel expôs a Visão do Corretor representando o SINCOR-SP - Sindicato dos Corretores de Seguros de SP e FENACOR - Federação Nacional dos Corretores de Seguros: "Como os corretores estão vendo e se capacitando para esse mercado", com o palestrante David Elias Martin. " A distribuição tem uma enorme relevância, pois é necessário fazer vendas consultivas para que a qualidade do produto atenda a necessidade. O corretor de seguros é, sem dúvidas, o distribuidor com capacidade e competência desse seguro agrícola, mas há demanda por contínua capacitação", afirma David.


O Ac. Edmur de Almeida, diretor da ANSP, fez a saudação e o presidente da ANSP, Ac. João Marcelo dos Santos, foi responsável pela abertura do evento. "Hoje o público não foi necessariamente do mercado de seguros, tivemos clientes e muitas empresas compradoras de seguros e isso é sempre muito bom, pois a ANSP está, nesse sentido, realizando a missão de levar a cultura de seguros para fora do mercado de seguros", conclui.


A coordenação do evento foi do Ac. Edmur de Almeida, diretor de fóruns acadêmicos da ANSP e coordenador das comissões técnicas dos seguros de crédito, garantia e finança locatícia do SINCOR-SP e da FENACOR e do Ac. Jorge Eduardo de Souza, coordenador da cátedra de agronegócio da ANSP.

Para mais informações acesse: https://www.segs.com.br/

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.