Tereza Cristina afirma que cooperativas precisam de capital de giro

Segundo a ministra, o produtor está vendendo soja e vendendo o grão futuro com dólar a R$ 5,40, que para ele é um bom negócio.

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que as cooperativas estão precisando de capital de giro, diante da crise do coronavírus. Entretanto, não disse o que a pasta está pensando, no momento, sobre alguma subvenção a essas empresas.


“As cooperativas precisam de capital de giro. O produtor está vendendo soja e vendendo o grão futuro com dólar a R$ 5,40, que para ele é um bom negócio”, disse a ministra, em live promovida pelo banco Credit Suisse.


“Essas empresas têm de ter dinheiro e o produtor vai continuar a produzir porque não sabe fazer outra coisa.” Ela comentou que “não entende” o risco que as instituições privadas veem nisso (em financiar capital de giro ao setor agropecuário). “Criou-se o hábito de o governo sempre fazer a subvenção. Mas temos de quebrar esse paradigma”, defendeu a ministra, dizendo que, embora haja setores mais complicados (quanto ao risco de inadimplência), há outros, por exemplo, como soja e milho, que “não podem ter inadimplência”.


“Tenho conversado isso com o Banco do Brasil sobre inadimplência, mas soja e milho não podem ter inadimplência; eles (os produtores) têm de pagar, converso sempre com o setor”, disse, e continuou: “Têm de pagar para ter crédito novo e confiança do mercado de que esse setor é realmente funcional”.


Tereza Cristina reforçou que a iniciativa privada participe desse financiamento. “Temos de arrumar uma maneira de financiar esses (agricultores) que já estão e são produtivos e o governo cuidar dos pequenos e médios, que são mais complicados.”


Ela lembrou, ainda, de uma importante ferramenta, a subvenção ao prêmio do seguro rural. “Não só eu, como outros ministros que me antecederam, lutaram para ampliar esses recursos”, disse. “Consegui aumentar muito o valor (da subvenção) ao seguro. Porque acho que é isso o que vai dar um pouco mais de independência do dinheiro do Tesouro, que a gente sabe que é escasso.”


Para mais informações acesse: https://www.portaldbo.com.br/

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.