[Artigo] Gestão de Riscos com Seguro Rural e Irrigação

June 10, 2020

Muitos perguntam se vale a pena investir em seguro rural ou em irrigação. Recordemos antes que existem diferentes maneiras de se fazer uma gestão de riscos. O seguro é uma ferramenta que transfere a possibilidade de uma perda futura do produtor para uma seguradora, enquanto a irrigação mitiga o problema de seca. Sobre a dúvida inicial, por que não integramos as duas opções e fazemos uma estratégia ainda mais eficiente?

 

   

As principais etapas da gestão de riscos na agricultura, de modo geral, consistem em: Identificar os possíveis eventos que possam afetar produção e rentabilidade de alguma forma; avaliar suas relações com a exposição, intensidade/severidade e frequência; controla-los; transferi-los e realizar um constante monitoramento desse processo com o objetivo de sempre buscar sua melhoria.

 

É importante mencionar que para considerar um programa eficaz, as diferentes ações que compõem a gestão de riscos devem estar as mais integradas e alinhadas possível. O processo seria comparado a uma corrente, onde se um gomo não funciona, pode comprometer toda a proteção planejada desde o começo. Se compro um seguro contra granizo e geada, apenas considerando que no ano anterior não houve nenhum evento de inundação (não é garantia que não irá ocorrer no futuro e causar uma perda), sendo uma avaliação errônea, eu não receberei apoio da seguradora por não estar entre as coberturas da apólice contratada.

 

Com a ideia de evitar estas situações, sempre devemos começar a avaliar muito bem os riscos expostos em cada propriedade e considerar a capacidade financeira do produtor para buscar alternativas de proteção. O sistema de irrigação é a melhor ferramenta contra a seca na maioria das situações, mas seu custo pode ser alto. Por outro lado, o seguro rural é um produto que contempla uma ampla gama de riscos dentro da sua cobertura.

 

Cada agricultor conhece bem sua própria realidade e com o suporte de um profissional especializado, estaria apto para definir a melhor estratégia para enfrentar os riscos aos quais está exposto. Integrando o seguro rural com a adoção de uma irrigação adequada, o produtor estará muito mais protegido que se conta-se apenas com uma destas ferramentas.

 

 

 

*Fundador do Portal Seguro Rural (www.portalsegurorural.com.br).
Atua no ramo de seguro e resseguro para o agronegócio.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.