Clima impacta culturas no Rio Grande do Sul

De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quinta-feira (14/01) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o plantio do milho se encaminha para o final, atingindo 96% da área total estimada. Cerca de 15% da cultura já está colhida; 24% em fase de maturação; 24% em enchimento de grãos; 16% em floração e 21% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

As precipitações no Estado, mesmo que de baixo volume e esparsas, têm contribuído para o desenvolvimento dos cultivos nos municípios produtores de milho e para o avanço no plantio do segundo cultivo. Nesta safra o Rio Grande do Sul espera plantar 808 mil hectares com milho e colher 3,5 milhões de toneladas na primeira safra. O Estado não planta safrinha que costuma dar espaço ao trigo.


Arroz

Por outro lado a predominância de tempo firme, com elevadas temperaturas e dias ensolarados, e a disponibilidade de água via irrigação contribuem para o desenvolvimento do arroz. No entanto, a ocorrência de chuvas esparsas e de baixo volume no Estado tem acarretado menor capacidade de recarga dos níveis de água dos mananciais. A cultura encontra-se 73% em germinação e desenvolvimento vegetativo; 21% em floração e 6% em enchimento de grãos.


Olerícolas

Em função das altas temperaturas na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé, em Uruguaiana a produção de folhosas continua afetada por infestações por tripes, causador de virose, que tem ocasionado perdas de até 50% na produção. As culturas de beterraba e cenoura estão em fase de colheita e replantio, apresentando ótimo desenvolvimento. As de mandioca e batata-doce seguem em geral em ótimo desenvolvimento, porém com alguns casos de viroses em áreas na mandioca, com possíveis perdas de renda para os produtores.


Frutícolas

Na regional de Ijuí, o melão, a melancia e as uvas estão em plena colheita e intensa comercialização, com boa qualidade das frutas. Os produtores seguem o manejo da irrigação em melão e melancia, que apresentam boas condições fitossanitárias. A procura por morango está alta na região, no entanto o produto está com baixa oferta nesta época do ano.


*Com informações da Emater



Para mais informações acesse: https://www.agrolink.com.br/

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.