Lavouras de inverno têm perda total no RS

Choveu muito no Rio Grande do Sul entre a última terça e quarta-feira (7 e 8). Além de alagamentos e transbordamento de rios em várias regiões, também houve queda generalizada de granizo. Os maiores prejuízos foram notados na região de Ijuí, no Norte, lavouras de inverno como trigo, aveia e canola foram afetadas, além de várias plantações de hortaliças.


Segundo informações da Emater de Ijuí algumas lavouras foram completamente destruídas. Os levantamentos ainda estão sendo feitos por técnicos locais e pela prefeitura, como forma de embasar o acionamento do seguro rural.


Um levantamento preliminar aponta perdas em área de 5 a 6 mil hectares somente no trigo. As maiores perdas estão na região Sul de Ijuí, abrangendo também os municípios de Pejuçara, Bozano e Panambi. Há lavouras com perdas de 50 a 80%, no entanto, técnicos acreditam que isso não vai impactar na produtividade da safra com um todo, por serem perdas pontuais em alguns produtores.


A região é composta por 44 municípios produtores e a Emater vai divulgar o balanço completo no próximo dia 14 de setembro. Cerca de 4% do trigo está em granação, 20% em floração e o restante em desenvolvimento vegetativo.


O Portal Agrolink conversou com o técnico da Emater Ijuí, Edevin Bernich, em aveia foram cerca de mil hectares perdidos; em canola 100 hectares; em pastagens 3 mil hectares; frutas 40 hectares e em hortaliças 100 hectares. Ele também destaca que as perdas ficam na casa de R$ 30.6 milhões. "Esses cultivos de inverno não se recuperam mais. Perda total", afirma.



Para mais informações acesse: https://www.agrolink.com.br/