Mapa formaliza acordo de cooperação técnica para acreditação de cursos de seguro rural

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) firmou convênio com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), que permitirá a atuação da entidade como acreditadora de cursos que buscam certificar profissionais do seguro rural com base nos requisitos mínimos definidos pelo Mapa. O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 131/2021 foi publicado no Diário Oficial da União de 17 de novembro.


A acreditação será o processo obrigatório àquelas instituições que desejarem ofertar cursos com emissão de certificados válidos para atuação dentro do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR). O processo garante que a qualidade mínima dos cursos seja respeitada e contribuirá para capacitar os peritos e demais profissionais que atuam direta ou indiretamente com o atendimento aos agricultores participantes do programa.


O ACT com a FenSeg deve fomentar o aumento da qualidade dos serviços que são ofertados pelos profissionais que atuam com seguro rural no Brasil. ”O produtor precisa de um atendimento de excelência, desde o momento da comercialização da apólice, quando deve ser explicado de forma detalhada as coberturas e demais características do produto, até uma possível vistoria caso ocorra um sinistro. Garantir isso é um grande avanço para os produtores rurais”, diz o Diretor do Departamento de Gestão de Riscos da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, Pedro Loyola.


As instituições interessadas em ofertar cursos com certificação deverão entrar em contato com a FenSeg pelo telefone (21) 2510-7770 ou pelo e-mail fenseg@fenseg.org.br.


Para mais informações acesse: https://www.gov.br/agricultura/