Mais de 50% do arroz semeado na região de Restinga Seca (RS) já foi perdido

October 27, 2016

Plantio da cultura fora da janela gera preocupações em relação à produtividade e seguro das áreas. Média de chuvas no mês de outubro é de 520 mm. Apenas 10% da área foi semeada em toda a região e desse percentual, 50% foi perdido. Saca permanece estável próxima de R$ 50,00. No caso da soja, trabalhos nos campos também já estão atrasados.

 

 

 

 

As fortes chuvas e temporais ocorridos nos últimos dias no Rio Grande do Sul estão prejudicando o andamento dos trabalhos de campo com o arroz. Na região de Restinga Seca (RS) uma área de aproximadamente 40 mil hectares [que compreende quatro municípios] apenas 10% das lavouras foram semeadas a 18 dias do fim da janela ideal.

 

O produtor rural, Flávio Giuliani, conta que poucos conseguem dar sequência ao plantio, e a pequena porcentagem de áreas que foram cultivadas também sofrem pelo excesso de chuvas.

 

Segundo levantamento realizado na propriedade de Giuliano, na média dos últimos três anos [2014, 2015,2016] a região recebeu, no mês de outubro, aproximadamente 520 mm de chuvas, enquanto que a média histórica é de 133 mm.

 

Esses seguidos anos de quebras na produção trouxeram grandes prejuízos aos orizicultores que temem agora por mais um ano de safra baixa. A projeção era de uma safra de elevada produtividade, apesar das dificuldades de crédito e de renegociações das dívidas. Entretanto, eventos climáticos dos últimos dias já trazem a certeza do atraso do plantio em área relevante do estado.

 

Para os próximos dias a tendência é de que as precipitações permaneçam na região. "Temos previsões de até 15 de novembro com chuvas", exatamente no dia que encerra a janela ideal de plantio no estado, explica Giuliano.

 

O produtor ressalta que será "preciso flexibilidade do governo, permitindo a plantio fora do período recomendado". A semeadura fora da janela gera preocupações quando à produtividade e o seguro das áreas, que devido às normas não são cobertas perdas de lavouras cultivadas fora do período determinado.

 

 

Para mais informações acesse: http://www.noticiasagricolas.com.br/videos/graos/181436-em-restinga-seca-rs-plantio-do-arroz-segue-atrasado-devdo-as-chuvas-em-excesso.html#.WBNg_vkrLIU

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.