top of page

[Entrevista] Portal Seguro Rural participa do programa A Hora do Agronegócio na Rádio Jovem Pan

O seguro rural é um dos principais instrumentos de política agrícola em um país rural como o Brasil, em que o agronegócio é um dos motores da economia representando 23% do PIB nacional e 48% das exportações. Atualmente, pouco mais de 10% da área agrícola possui seguro no Brasil, enquanto países desenvolvidos, como nos EUA, 90% da área agrícola possui algum tipo de seguro rural.

A atividade agrícola é dotada de certas peculiaridades que a tornam extremamente arriscada quando comparada a outras atividades empresariais. O caráter biológico da produção, sua dependência das condições climáticas e a alta volatilidade dos preços são incertezas inerentes ao negócio e merecem atenção especial quanto à gestão dos riscos envolvidos.


Visando a gestão de riscos em uma propriedade, as principais funções do seguro rural são: Proteger a produção, garantir a renda do produtor, proteger a oferta de crédito, estimular o uso de tecnologia no campo e gerar uma estabilidade orçamentária do governo. A ausência de um seguro agrícola eficiente pode levar os produtores a uma maior dificuldade na sua permanência na atividade rural e no pagamento dos seus compromissos financeiros, caso ocorra perdas no campo e, consequentemente, na busca por ajuda governamental na forma de renegociação de dívidas.


Para acessar a entrevista completa clique aqui.


bottom of page