top of page

Safra registra quebra de 20% na produção de trigo no PR

Pelo menos 20% da safra de trigo do noroeste paranaense já estão perdidos em consequência da estiagem que persiste há um mês e meio, mas os prejuízos poderão aumentar, já que a meteorologia só prevê chuvas abundantes em setembro. A quebra de safra vem somar-se à redução que já era estimada devido à diminuição da área destinada à cultura no Paraná, em torno de 8%.

A preocupação dos produtores é que os institutos meteorológicos contratados pelas cooperativas esperam chuvas mais significativas somente a partir de setembro, quando todo o trigo do Paraná já terá sido colhido, às vésperas do início do plantio da soja da safra de verão.


"Contávamos que tiraríamos cerca de 110 sacas por alqueire, mas do jeito que está já prevemos uma média de 80", diz Adilson José Abrão, que planta junto com o pai e irmão na lavoura da família. Segundo o agricultor, ele já recorreu ao seguro agrícola na certeza de quebra da produção.


Para completar os problemas dos triticultores paranaenses, nesta semana os trigais ficaram infestados de pulgão, uma das pragas mais prejudiciais do trigo.


bottom of page