top of page

Paraná deve alcançar 5,4 milhões de hectares plantados com soja

O governador Beto Richa participou nesta sexta-feira (15), na fazenda Esteirinha, em Goioerê, no Centro-Oeste, da abertura nacional do plantio da soja. O evento tradicional é do projeto Soja Brasil e marca simbolicamente o início da nova safra 2017/2018. Richa comandou uma das máquinas e fez o plantio das primeiras sementes do Estado.


O Paraná é o segundo maior produtor e a estimativa é que a área de plantio seja ampliada em 3% nesta safra, passando de 5,2 milhões de hectares para 5,4 milhões de hectares. “O Paraná é o Estado com maior produtividade de soja do Brasil", destacou Richa. "É uma honra que o início oficial do plantio ocorra em território paranaense", completou.


De acordo com o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a soja é o principal ativo da economia nacional e paranaense, representando 22% de tudo que o Estado produz. “Ela tem o valor de encorpar a cadeia produtiva paranaense”, disse Ortigara.



EMPREGO E RENDA


O governador Beto Richa afirmou que a agricultura contribui com a balança comercial brasileira e é responsável pelo bom desempenho da economia do Estado. “A agricultura gera empregos e riquezas e foi essencial para amenizar os efeitos nocivos da gravíssima crise nacional este ano”, disse Richa. Ele afirmou que o governo oferece programas de fortalecimento rural e que tem articulado junto ao governo federal para garantir o preço mínimo, seguro agrícola e financiamento das produções. “Temos trabalhado fortemente para que a agricultura cresça cada vez mais no Paraná, porque isso se traduz em mais renda às famílias e fortalecimento da economia”, declarou.


Para mais informações acesse: http://www.aen.pr.gov.br/

bottom of page