top of page

Retorno das chuvas beneficia plantio de soja


A semana começou com índices de chuva acima da média no Centro-Sul e em alguma áreas do MATOPIBA, área agrícola que abrange os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O elevado volume de águas tem beneficiado os produtores de soja, onde grande parte das lavouras estão em fase de plantio.


De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, as precipitações devem continuar atingindo a região Sul com grandes acumulados até o final de novembro. “Apesar de mês não ser tão chuvoso quanto outubro, os acumulados podem afetar os trabalhos de campo principalmente na metade da segunda quinzena”.


Na faixa central do país, os acumulados auxiliam na recuperação da umidade do solo. “No Mato Grosso, houve um avanço de 21% no plantio em relação à última semana e a área semeada chega aos 65% no Estado, porém ainda há um atraso de 15% em relação ao mesmo período em 2016”, comenta o agrometeorologista Leandro Calve.


Para o MATOPIBA, as chuvas que ocorrem ao longo desta semana, devem contribuir com as plantações que também começaram atrasadas devido à demora na regularização das chuvas, mas Oliveira recomenda cautela ao produtor. “Apesar dos acumulados significativos nesta primeira semana de novembro, as precipitações devem ocorrer com menos frequência durante a segunda quinzena do mês”, afirma.


De acordo com o profissional, a chuva ainda deve acontecer, mas intercalada com períodos de tempo firme e temperaturas elevadas neste período, com máximas até 4ºC acima da média, o que pode prejudicar o desenvolvimento das plantas. “Por outro lado, precipitações mais abrangentes são esperadas ao longo de dezembro na região”, finaliza.


Para mais informações acesse: http://www.uagro.com.br

bottom of page