top of page

Sem chuvas em abril, milho safrinha tem quebra de até 80% na região de Balsas (MA)

Na região de Balsas (MA), os produtores rurais já realizam a colheita do milho safrinha. A falta de chuvas registrada em abril antecipou os trabalhos nos campos e resultou em uma perda de mais de 80% na produção. O adverso também afetou a produção do cereal em outras regiões do Matopiba.


De acordo com o produtor rural do município, Valério Mattei, muitos agricultores têm acionado o seguro, já que as em algumas propriedades os prejuízos chegam a 100%. "As vistorias estão sendo realizadas nesse momento, porém, o prejuízo ainda ficará aos produtores, uma vez que o seguro só irá amenizar essa perda", pondera o produtor.


Além das perdas nos campos, os produtores estão preocupados com os contratos fixados antecipadamente para a safrinha. "Temos contratos para exportação que terão que ser renegociados. E não sabemos o que será feito, se conseguiremos jogar essa dívida para o próximo ano, não tem nada acertado", completa Mattei.


Apesar da perda expressiva na produção, os preços da saca do cereal não apresentaram oscilações expressivas. Atualmente, a saca de milho é negociada entre R$ 32,00 a R$ 35,00. E o pouco milho disponível não tem padrão para exportação, os grãos não têm peso e apresentam qualidade ruim.

Para mais informações acesse: https://www.noticiasagricolas.com.br/

bottom of page