top of page

Executivos destacam importância da gestão de risco para as usinas

Executivos de pequenas e médias usinas disseram, em painel na Conferência DATAGRO, que uma boa gestão de risco é fundamental para manutenção do capital de giro e liquidez na comercialização.

De acordo com Gabriel Junqueira, presidente da Bioenergética Aroeira, uma política comercial adequada passa por capacidade de estocagem, liquidez financeira, estrutura e carregamento eficiente e flexibilidade logística.


Segundo Luiz Gustavo Junqueira, gerente comercial da Usina Batatais, planejar operações de hedge de longo prazo também é uma medida fundamental para uma boa política de risco. No entanto, o executivo pontuou que o mercado futuro de biocombustíveis precisa evoluir no Brasil, no que foi corroborado por Marcelo Bosquetti, superintendente comercial da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool – CMAA.


Gabriel Junqueira acentuou, ainda, que o segmento, especialmente no tocante ao mercado de biocombustíveis, precisa de maior previsibilidade, já que a formação de preços envolve muitas variáveis, tais como cotações do petróleo, subsídios internacionais, taxas, clima, entre outras.


“Precisamos vender o etanol não somente por ele apresentar preço mais competitivo na comparação os derivados de petróleo, mas também porque ele é melhor do ponto de vista socioambiental”, concluiu Bosquetti.


Para mais informações acesse: http://www.uagro.com.br

bottom of page