Secretaria de Agricultura de SP alerta produtores sobre cuidados para possível geada no final de semana

August 2, 2019

A produção agropecuária tem muitas variáveis e o clima é uma delas. Com uma agricultura realizada em campo aberto, os agricultores paulistas podem ser surpreendidos com diversos eventos climáticos que podem prejudicar todo cultivo. Para minimizar esses problemas, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), através do Instituto Agronômico (IAC-APTA), mantém o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (CIIAGRO), que possui cerca de 200 estações meteorológicas distribuídas em todo o Estado. O trabalho é realizado em conjunto com a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS). 

 

 

A geada é um fenômeno muito conhecido pelo produtor rural, causando grande preocupação devido aos prejuízos econ ômicos que provoca na lavoura. No Brasil, é um fenômeno frequente nos estados de São Paulo, Minas Gerais (região sul), Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Nos próximos dias, há previsão de geada no final de semana (de sábado para domingo) em algumas regiões do interior de Estado de São Paulo. 

Embora nos cultivos tradicionais no campo, como café, cana-de-açúcar, trigo etc, não há muito como evitar que sejam afetadas pela geada, por ser uma área maior, nas áreas irrigadas os agricultores podem utilizar a irrigação como um manejo. Essa deve ser acionada ainda antes do nascer do sol, de forma a dissolver a camada de gelo, acumulada nas plantas. O mesmo serve para hortaliças. 

Mesmo assim, podem ocorrer lesões e até perdas devido aos danos pela formação de gelo na superfície, que congela as células. 

 

 

Para mais informações acesse: https://www.noticiasagricolas.com.br/

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Gostou da leitura? Compartilhe o site, siga nossa página no Linked In / Facebook e deixe seu comentário para nos ajudar a proporcionar notícias e análises a mais leitores​​​​ ​

Copyright © 2016 Portal Seguro Rural. Todos os direitos reservados.