Mapa promove Webinar sobre o Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do canal do youtube da ENAGRO, promove no dia 24 de novembro às 14h30, o primeiro webinar do Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).


O objetivo é disseminar as informações sobre o Zarc, apresentando a forma como o estudo é realizado, desde a coleta de dados climatológicos, metodologia/modelagem agrícola, validação externa dos resultados. Serão apresentados também os meios de divulgação dos dados: aplicativo Zarc Plantio Certo e o painel de indicação de riscos, além dos normativos relacionados ao Zarc e aplicação nos programas e políticas públicas.


O evento contará com a participação de especialistas do Mapa e da Embrapa e será aberto a todos os interessados, tendo como público alvo: profissionais do agronegócio, produtores, agrônomos, corretores de seguros, funcionários de bancos e cooperativas de crédito, técnicos, estudantes e interessados nessa ferramenta científica.





Zarc


O Zarc foi criado para minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos adversos, permitindo que cada município identifique a melhor época de semeadura das culturas nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares.


Os agricultores que seguem as recomendações do Zarc estão menos sujeitos aos riscos climáticos e poderão ser beneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Os estudos de Zarc estão disponíveis para todas Unidades da Federação e já contemplam mais de 40 culturas, divididas entre espécies de ciclo anual e permanente. Muitos agentes financeiros só permitem o acesso ao crédito rural para cultivos em áreas zoneadas e para o plantio de cultivares indicadas nas portarias de zoneamento.



Para mais informações acesse: https://www.gov.br/agricultura/